ehh-logo-blog-02

AS MELHORES DICAS
PARA VOCÊ DESCOBRIR A SUA ESSÊNCIA!

Buscar no Blog

Montanhas – A Escalada do Autoconhecimento

06/04/2019

Afinal, quais são as montanhas da sua vida profissional e pessoal que você vem deixando de subir? Falta coragem? Ou falta a certeza de saber qual é a montanha certa?

Algumas pessoas passam uma vida inteira sem se permitir a ir ao encontro de seus mais profundos desejos, aquele sonho almejado que carrega consigo e que ao pensar nele percebe-se automaticamente projetado no alto de uma montanha, no alto do Monte Everest em seus 8.848 metros de realização. Mas que na “vida real”, no momento em que é colocado frente a um desafio capaz de conecta-lo a realização de seus sonhos, não se permite a audácia de começar a escalada.

Subestimar e Superestimar

Talvez esta seja a grande diferença das pessoas que pagam o preço e são capazes de escalar suas montanhas.

Quando subestimamos as nossas forças e não damos a devida estima, valor ou apreço as nossas forças interiores, colocamos nossos objetivos em uma posição cada vez mais alta e mais distante da realização, vivendo a mercê das migalhas que a vida nos oferece.

Sim, é verdade que muitos montanhistas perderam suas vidas buscando alcançar o ponto mais alto do Everest, mas também é um fato que muitas pessoa alcançaram este feito, como o gaúcho Cristiano Müller e o cearense Rosier Alexandre, eles chegaram ao topo do mundo.

E chegaram pois ambos não subestimaram a montanha em momento algum, se propuseram a pagar o preço, se prepararam fisicamente e emocionalmente todos os dias, com o propósito de sentir o prazer de realizar seus sonhos e chegar ao cume da montanha. E você, tem subestimado suas forças ou alguma montanha?

Por outro lado, existem pessoas que superestimam suas forças e acreditam que mesmo sem preparo algum é possível se jogar frente a novos desafios, e por diversas vezes na vida partem para a ação sem nenhum planejamento e preparo, ou pior, projetam no outro as suas expectativas e responsabilidades.

É possível ir à academia hoje sem nunca ter se exercitado na vida e levantar um peso de 100kg? É certo que a probabilidade de frustração será muito grande, entretanto se a frequência de exercícios físicos se estender por no mínimo 6 meses é bem provável que você consiga levantar 100Kg ou um peso bem próximo deste.

Desafios na escalada

Grandes montanhas oferecem desafios proporcionais e estar equipado para vencer os contratempos da escalada é primordial.

Um dos desafios diários do ser humano é um conhecido e grande vilão: “O pensamento”, especificamente aqueles pensamentos que costumam surgir logo ao acordar, este talvez seja o seu maior rival, o pensamento negativo relacionado aos seus desafios cotidianos.

São os pensamentos que contribuem com a forma que encaramos as nossas montanhas. Podemos olhar para uma situação e dizer:

“Uau, é alto! Mas me sinto preparado e sei que o momento é agora!”

Ou

“Meu Deus! Não vou conseguir!”

Hei! Pare e pense, com certeza ao longo da vida você já escalou e alcançou o topo de diversas montanhas, pare por um momento e reflita qual foi a montanha que você subiu e que te colocou onde você está neste exato momento? Talvez o seu desafio atual não consista em subir a montanha! Talvez neste momento seu maior desafio seja descer da montanha que está, reavaliar sua rota e começar uma nova escalada.

Tenha sempre em mente que um bom montanhista é ciente de que não somente o preparo físico é importante, mas ter os equipamentos adequados e uma rota bem definida também. Quais equipamentos você utiliza para enfrentar seus desafios e identificar a montanha que o levará a realizar seus sonhos? Como saber qual o momento de escalar uma montanha mais alta e desafiadora?

Para encerrar, deixo uma dica a você: Esteja equipado com autoconhecimento. Compreender a si, seus valores, crenças, talentos e a sua verdadeira essência são itens essenciais para determinar uma escalada de sucesso. Leve em sua mochila conhecimentos e ferramentas que vão contribuir com sua escalada, instrumentos que o auxiliarão a chegar ao topo e viver seus sonhos.

________________

Se você quer saber os desafios e alegrias de chegar ao topo, acompanhe minhas redes sociais! Nos dias 13 e 14/04 estarei no Parque Nacional do Itatiaia com um grupo especial no treinamento Inner Leader, escalando picos desafiadores rumo a realização de grandes sonhos!

Prof. Dr. Wilson Nascimento

 


EHumanas:

A Essência de Habilidades Humanas, é um projeto para o Ser Humano que quer colocar seus talentos no mundo com mais significado. Acreditamos que as pessoas podem desenvolver suas habilidades e viver sua melhor versão para se diferenciar como profissional, e melhor, para se diferenciar como Ser Humano e ter uma vida com sentido vivendo sua verdadeira essência.

:: Copyright © 2018 EHH - Essência de Habilidades Humanas :: Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: W.Trinca Márketing Ágil