ehh-logo-blog-02

AS MELHORES DICAS
PARA VOCÊ DESCOBRIR A SUA ESSÊNCIA!

Buscar no Blog

Por que é mais fácil desistir?

04/04/2019

Qual foi a última vez que você parou e pensou, por que desistir agora? Será que neste momento as evidências que o motivaram a desistir eram realmente reais ou você estava tomado pelo medo de fracassar. O que o fez rapidamente recuar daquilo que talvez fosse a melhor oportunidade da sua vida?!

Uma frase marcante do conhecido autor e psiquiatra Dr. Victor Frankl diz que “quem tem um por quê, enfrenta qualquer como”. Muitas pessoas ficam presas em seus pensamentos buscando formas de como fazer algo dar certo em sua vida.

Como passar naquele concurso?

Como conquistar a pessoa que ama?

Como ser um pai ou mãe melhor?

Estes questionamentos o prendem em um labirinto de “comos”, muitos não percebem que a energia mental gasta neste momento é a mesma ou até superior a energia necessária para entrar em ação e fazer um movimento em busca do seu sonho.

Talvez o fracasso esteja entre os maiores medos da humanidade, já que a morte lidera o ranking dos medos.

Se ao longo da vida uma pessoa julga não ter alcançado o sucesso em ocasiões passadas, pode tornar-se comum o medo de fracassar novamente, e este medo paralisante resulta em uma vida de repressão e autopreservação em que a pessoa evitará qualquer situação que possa leva-la ao fracasso, e assim se afastará cada vez mais de novos projetos e da realização seus sonhos.

Mas o que fazer quando se é tomado pelo sentimento de frustração e fracasso “tanto esforço, para quê?!”

É preciso refletir e compreender que mesmo sem autonomia e poder para mudar uma situação que gera sofrimento, você pode escolher ter uma nova atitude e passar por momentos de grande desafio e aprendizado com a cabeça erguida.

Sim, precisamos lembrar todos os dias que o mundo é feito de escolhas e cabe a nós fazermos a escolha que vai nos tirar da inercia cotidiana, não importa o quão desafiador for o objetivo a ser conquistado, reforce sempre o pensamento de que a vida é feita de aprendizados e não de erros e fracassos.

Se o seu desejo é uma excelente pontuação num concurso público, você deve pagar o preço e estudar o máximo que puder, se acaso na primeira prova não atingir o resultado esperado, não se desespere, minimamente você já sabe quais são as disciplinas em que deve redobrar os estudos e assim preparar-se para a próxima oportunidade.

O que é preciso evitar é o apego a desculpa pronta, aquela desculpa conhecida após ver a sua nota: “Não tinha me preparado para a prova”. Mentira! Esta é a frase daquela pessoa que tem vergonha em aceitar que fez sim o seu melhor, porém ainda há pontos em que pode melhorar ainda mais.

Não estamos neste mundo para desistir dos nossos sonhos, por isso somos dotados de inteligência, cabe a cada um decidir e fazer seus sonhos se tornarem realidade.

Quantas pessoas podemos enumerar que no início de suas vidas não possuíam condições de se tornarem “bem-sucedidas” na vida, porem fizeram da dificuldade um trampolim para o seu sucesso.

Algumas pessoas que neste momento estão paralisadas, contaminadas pela “síndrome do fracasso”, assistindo os anos passarem, observando outras pessoas conquistando seus sonhos e elas reclamando ou terceirizando as suas responsabilidades. Certamente assim é mais fácil, ser vítima também gera audiência e existem pessoas que gostam de ser protagonistas no palco da vitimização, brigando sempre por seu Oscar.

A minha pergunta para você que está terminando de ler este texto é:

E você, neste momento está escrevendo a sua história ou está investindo seu tempo contando a história de uma pessoa bem-sucedida?

Não é o meio em que você nasceu, onde você está neste momento e nem tão pouco a sua condição financeira que vão te transformar em um vencedor. São sim, as suas escolhas!

Portanto faça valer a pena e deixe uma marca na humanidade

Prof. Dr. Wilson Nascimento

 

 

 

 


EHumanas:

A Essência de Habilidades Humanas, é um projeto para o Ser Humano que quer colocar seus talentos no mundo com mais significado. Acreditamos que as pessoas podem desenvolver suas habilidades e viver sua melhor versão para se diferenciar como profissional, e melhor, para se diferenciar como Ser Humano e ter uma vida com sentido vivendo sua verdadeira essência.

:: Copyright © 2018 EHH - Essência de Habilidades Humanas :: Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: W.Trinca Márketing Ágil