ehh-logo-blog-02

AS MELHORES DICAS
PARA VOCÊ DESCOBRIR A SUA ESSÊNCIA!

Buscar no Blog

Ser ou Não Ser um Coach?

27/03/2019

Atualmente muito tem se falado sobre o profissional Coach, na verdade muitas pessoas estão questionando este tal profissionalismo que o Coach afirma possuir.

Infelizmente, um mau exemplo de processo de Coaching ilustrado em rede nacional em uma das novelas da Rede Globo mostrou uma atriz interpretando uma Coach conduzindo uma sessão, que para nós profissionais sérios e éticos foi uma verdadeira tragédia, um fiasco. Não somente pelo fato de misturar diversas ferramentas sem propósito, mas além disso, apresentar conceitos que hoje a neurociência comprova não haver nenhuma comprovação cientifica. Tudo isso sendo transmitido em rede aberta e ao alcance de milhões de brasileiros.

Mas afinal o que é verdade e o que é mito nesta profissão que tanto desperta amor e ódio ao mesmo tempo?!

Não podemos negar que o número de escolas que ministram a formação em Coach aumentou de forma assustadora nos últimos anos, com cargas horarias que variam de um curso rápido de 4 horas a treinamentos com carga horaria superior a 80 horas.

Mas afinal fazer ou não fazer uma formação em Coach? Se fizer você será reconhecido no mercado, será respeitado como profissional ou fará parte de um mercado que em decadência?

Vamos lá:

Em primeiro lugar é necessário separar o joio do trigo, afinal, existem profissionais seríssimos realizando trabalhos sensacionais no mercado, prezando pela ética, e com o objetivo claro de contribuir com a vida do ser humano.

Por outro lado, existem profissionais ruins em diversas áreas. Responda rápido se for capaz:

– Nós últimos seis meses quantas vezes você consultou um médico? E quantas vezes você foi bem atendido?

– Quantas vezes precisou ir até uma repartição pública nos últimos meses, e quantas vezes observou pessoas mal-humoradas e com má vontade trabalhando?

– Você se recorda qual foi a última vez em que foi bem atendido em algum tipo de prestação de serviço?

Não quero generalizar, porém quero lhe dizer que existem péssimos profissionais em todos os lugares, entretanto “bater” no Coach é fácil, sempre com a mesma alegação questionando como uma pessoa que faz um curso de seis dias poderá fazer a diferença na vida de alguém.

Posso dizer por mim que atuo como Master Coach há mais de 10 anos, sou capaz de enumerar a quantidade de pessoas que de alguma forma eu pude contribuir com os resultados e objetivos alcançados, pessoas que estavam desanimadas e sem objetivos claros, mas que a partir do momento em que começamos a trabalhar com foco no objetivo avançaram de forma extraordinária.

Sim, ainda existem aqueles que nada sabe sobre o Coaching, porém como viralizou falar mal do profissional Coach, acabam simplesmente por defender uma “causa” que não sabem onde teve início e nem qual o propósito, mas que reproduzem mesmo assim.

Um profissional sério, sabe que nos tempos atuais, existem abordagens contemporâneas que podem ser facilmente adequadas à nova realidade da gestão de pessoas, e na potencialização dos resultados de todo e qualquer indivíduo.

Como exemplo, não podemos deixar de citar a importância de novas ferramentas para o Coaching com base na neurociência, é certo que algumas escolas e alguns autointitulados “gurus”, insistem em dizer que a neurociência é bobagem e continuam a propagar informações erradas sobre mente e cérebro, ocasionando com isso o descrédito do profissional Coach, tanto perante a comunidade acadêmica, quanto pessoas com perfil mais analítico e até mesmo pessoas com pouco ou nenhum conhecimento sobre comportamento humano.

Experimente fazer a seguinte pesquisa no Google. “O mito sobre os hemisférios direito e esquerdo do Cérebro”, certamente você irá se surpreender com a quantidade de artigos científicos publicados nas mais renomadas revistas científicas de que tal afirmação, por tantos ainda divulgada, não tem nenhuma comprovação cientifica.

Mas por que insistir?! Sejamos éticos e humildes para compreender que a neurociência tem nos apresentado grandes descobertas neste universo que é o comportamento humano. É preciso humildade para reconhecer que alguns conceitos antes tão divulgados como verdades absolutas, já foram contestados e confirmados como inverdades. Profissionais que continuam propagando informações errôneas não devem ser tomados como medida para os milhares de profissionais verdadeiramente comprometidos com o estudo do comportamento humano.

Mas por que fazer e como escolher uma formação em Coaching?

Uma formação de qualidade não é composta apenas de alguns encontros presenciais, a dedicação do aluno, suas experiências profissionais e pessoais também podem ser valiosas (mas em nenhum momento serão fatores determinantes de seu aprendizado e performance profissional), a experiência do trainer (professor) que conduzirá o treinamento, o respeito aos talentos individuais e uma abordagem séria, cientifica e com vasto embasamento teórico são alguns fatores importantes na escolha de uma boa Formação em Coaching.

Uma formação quando realizada em uma instituição séria, que utiliza e tem como base metodológica conceitos e ferramentas que respeitam o ser humano é capaz de proporcionar através de diversas técnicas e conceitos a oportunidade de acessar e desenvolver talentos biológicos, aquele talento que está registrado em seu DNA e que o fará entender que você é único é extraordinário neste mundo.

Sim, este é o verdadeiro proposito de uma instituição séria, dirigida por profissionais comprometidos com o desenvolvimento do ser humano!

É principalmente quando temos como pilar principal o Ser Humano, portanto a resposta a nossa pergunta é sim, faça a Formação em Professional Coach.

 

Profº Wilson Nascimento PhD.

 

Conheça a Formação de Coaching Internacional da EHumanas!
www.ehumanas.com


EHumanas:

A Essência de Habilidades Humanas, é um projeto para o Ser Humano que quer colocar seus talentos no mundo com mais significado. Acreditamos que as pessoas podem desenvolver suas habilidades e viver sua melhor versão para se diferenciar como profissional, e melhor, para se diferenciar como Ser Humano e ter uma vida com sentido vivendo sua verdadeira essência.

:: Copyright © 2018 EHH - Essência de Habilidades Humanas :: Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: W.Trinca Márketing Ágil